segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Rhomedes - Direto de Santiago do Chile-

Durante toda a primavera que se esgota dando passo ao verão intenso, pouco a pouco se fez presente um hóspede vegetal a embelezar as ruas, praças e jardins de Santiago.


Sua manifestação é simples e calada, mas faz-se notar nessa época de... exuberância, engalanando-se com sua rica floração de cor lilás que irrompe generosa cativando as vistas populares. É o Jacarandá que chegou em visita do Brasil e decidiu multiplicar-se na capital chilena. Seu nome cientifico: Jacaranda mimosifolia, que na origem guarani significa “forte aroma”. Tal a sua influência no panorama cotidiano chileno que Neruda referiu-se poeticamente a ele: “El jacarandá elevaba espuma/hecha de resplandores transmarinos-."
 
Silvio Rhomedes  

Marcadores: , ,

Orelhão Mágico



Quão mágico pode ser o Natal. Nunca deixe de sonhar...



Marcadores:

Há um certo perfume de comunhão eorquídeas no ar...



Arranjo de Natal by Karla Julia

Marcadores:

PENSAMENTO DO DIA



"Repito: só dê ouvidos a quem te ama. Tudo mais é palavra perdida, sem alvo e sem motivo santo."


Pe Fábio de Melo

Marcadores:

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Rhomedes- Diretamente de Santiago do Chile-



Por iniciativa do Governo equatoriano, a Unesco elevou em 2012 à categoria de Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade o célebre “Chapéu Panamá”, desfazendo definitivamente um equívoco histórico. Quando os conquistadores espanhóis chegaram à costa equatoriana registraram nativos usando chapéus de palha muito fina e bem trabalhada que cobriam suas orelhas e pescoços. Esses chapéus pareciam toucas, como as utilizadas pelas freiras ou pelas viúvas na Europa, e foram então chamados “Toquillas” e a palha, com a qual eram e são até hoje feitos, de “Paja Toquilla”, cientificamente chamada de Cardulovica palmata e cultivada principalmente nas partes montanhosas da Costa e do Oriente equatorianos. Segundo os registros hoje reconhecidos pela Unesco, esse chapéu conseguiu seu nome simbólico quando Thomas Woodrow Wilson participou da inauguração do Canal do Panamá em 10 de outubro de 1913 e recebeu como presente um chapéu de palha equatoriano. Sem saber sua verdadeira procedência, agradeceu o presente referindo-se a ele como “Panama-Hat”. A partir daí, milhares de exemplares foram exportados para os Estados Unidos e Europa através do país centro-americano, gerando a confusão centenária que se desfaz pela iniciativa da Unesco. Churchill, Vargas e Santos Dumont, entre outros, notabilizaram o seu uso e assim ficou conhecido e identificado mundialmente esse verdadeiro patrimônio cultural, cujos segredos de fabricação, totalmente artesanal, são passados de geração em geração.


Silvio Rhomedes
 

Marcadores: ,

Pensamento da semana

" Somente quem tem o caos dentro de si pode dar à luz uma estrela bailarina. "



Marcadores:

XÍCARAS - VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE‏

Mas não é de tirar o chapéu para os orientais?









Marcadores:

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Tua Presença

Por escassos momentos, durante minha vida
percebi o outro em seus mínimos detalhes.
E esse outro, também me decodificou,
me envolveu e me tomou.

Sem perceber, me salvou.
Acabou com o bicho-papão da r(d)epressão ,
bicho ruim que ataca mulheres da minha idade.
Desatou um nó que havia em minha garganta
quando abriu seus braços, e me acolheu.

Logo eu, procurando sempre por eternidade,
acabei encontrando serenidade...
e um amor maior do que 50 tons de qualquer cor.

Karla Julia



Marcadores: