sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Artigos

Taj Mahal



Faço uma pergunta a vocês: O que é o amor?


                                                             






Taj-Mahal localiza-se em Agra, na Índia.
É conhecido como a maior prova de amor do mundo
A obra foi feita de 1630 a 1652. O príncipe Shah-Jahan o mandou construir em memória de sua esposa favorita, Arjumand Banu Begun, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio")
Shah-Jahan e a bela Arjumand casaram-se e tiveram 13 filhos! De uma hora para outra, nenhuma das trezentas mulheres que compunham o seu harém o fazia feliz. O príncipe não queria saber de mais ninguém. Arjumand Begun era linda e inteligente. Após o nascimento de seu 14 º filho, ela faleceu. O príncipe se desesperou e quase morreu também, de tristeza e desgosto. Nunca mais abandonou o luto.O Taj-Mahal foi construído sobre seu túmulo, junto ao rio Djamna. . Para abrigar o corpo de sua amada, ele decidiu construir um palácio. Mandou comprar os melhores mármores, encomendou rubis e jades para decorar o mais belo túmulo que alguém poderia ter. Mandou vir os mais famosos arquitetos e artistas do império persa e mongol para a construção do Monumento, que veio representar todo o seu amor por Mumtaz-Mahal: O Taj Mahal. Cerca de 22 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, trabalharam no suntuoso monumento de mármore branco O príncipe pretendia fazer para ele próprio um outro Taj-Mahal, só que em mármore preto, mas acabou deposto antes disso por um de seus filhos.Quando ele morreu, também foi enterrado ao lado de sua amada, no Taj Mahal.
Em 1830, o Taj Mahal foi vendido a um mercador inglês, que pretendia derrubá-lo e levar todo o mármore para a Inglaterra.Quando os caminhões iam começar o trabalho, ele foi desencorajado:O projeto sairia muito caro..Ele foi construido com mármore branco, e tem inscrições retiradas do Corão.É incrustado com pedras semi preciosas, tais como o lápis lazuli entre outras.Seu domo é costurado com fios de ouro.O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.O Taj Mahal é na verdade um gigantesco MAUSOLÉU e não um PALÁCIO como muitos pensam.
Shah-Jahan e Arjumand dormem juntos no maior monumento erguido em homenagem ao Amor do mundo: O Taj Mahal, onde, em noites de céu limpo ,o mármore branco reflete o brilho
da lua.

Karla Julia

Marcadores: