quarta-feira, 3 de outubro de 2018

DICA DE FILME


" A VIDA DE UMA MULHER"
                 

Esse filme, de uma beleza e realismo extremos, é baseado em um romance de Guy de Maupassant (1850 Normandia – 1893, Paris) chamado “ Uma Vida” , escrito em1883.

O autor tem uma visão do mundo pessimista. Discípulo de Schopenhauer “ o maior ladrão de sonhos que passou pela terra”, ataca tudo que pode inspirar qualquer confiança na vida.

E assim é o filme. Retrata a vida triste de uma mulher de seu tempo (século XIX) no interior da França. Primeiro, sujeita à vontade paterna. Depois, submetida ao jugo do marido. E o silêncio é a sua única companhia. Um silêncio avassalador, que corrói a belíssima natureza ao redor da casa onde vive a protagonista.

Amigo de Flaubert, Guy consegue ir mais longe que do que o criador de Madame Bovary ao afirmar que o homem: ” é um animal apenas superior aos outros.”. Até a amizade para ele, não passava de uma grande enganação, já que os homens são impenetráveis e destinados à solidão.
             
                 
       



Contudo, na época em que escreveu “ Uma Vida”, percebemos que mesmo estabelecendo um severo julgamento da  existência, Maupassant já dá um certo lugar para a bondade e esperança. Nem tudo estava perdido.

O filme é uma obra-prima.
 
          Karla Julia