terça-feira, 18 de março de 2008

Maria Antonieta está em Paris, no Grand Palais

Ela inspirou os maiores biógrafos, inúmeros filmes, dentre eles, o maravilhoso filme de Sophia Copolla, que adorei. E agora uma maravilhosa exposição sobre aquela cuja cabeça os franceses cortaram, mas que nunca os deixou de fascinar, está no Grand Palais.
Rainha da França, a pequena austríaca rapidamente encontrou refúgio por trás dos gastos excessivos: vestidos, jóias, festas suntuosas... Mas poucos sabem o porquê disso tudo. Se vocês quiserem saber realmente quem foi Maria Antonieta, leiam o livro de Antonia Fraser, e verão como uma mãe glacial como Maria-Teresa da Áustria , praticamente a vendeu ao filho de Luis XIV, a fim de reconciliar seu país com a França.
Fraser, em seu livro escreve, " O valor de Madame Antoine residia , desde seu nascimento, não em sua pessoa, mas no seu papel de peão no tabuleiro de xadrez de sua mãe."
E ao casar-se com Luis XV tão jovem, teve de enfrentar a tristeza de ser repudiada.
O que fazer então senão receber seus amigos? Organizar festas e concertos? Por não se refugiar então no Petit Trianon, para escapar do protocolo extremamente fechado, ter um pouco de privacidade.?
Ela acordava, dormia, tomava café, almoçava, fazia sua toillette, diante de uma multidão de aristrocatas. Não havia um momento sequer de intimindade.
Maria Antonieta é Lady Di antes da hora!!

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial