segunda-feira, 13 de outubro de 2014

''O" Queijo


          Segundo meu guia para assuntos culinários italianos " Delizia!- A História dos Italianos e sua comida" de John Dickie(autor do também best-seller "Cosa Nostra":
              (...) Mas de todos os pratos típicos da Itália, poucos podem ostentar origens genuinamente medievais. Um protudo que com certeza pode é o mais precioso de todos, o queijo parmezão.

           Parmeggiano-Reggiano é hoje o ítem alimentício mais surrupiado dos supermercados italianos- de acordo com uma pesquisa recente, cerca de uma peça de queijo a cada dez deixa a loja sem passar pelo caixa. A identificação entre a cidade de Parma e o prestigioso queijo duro, próprio para se ralar sobre a massa, vem, pelo menos, do século quatorze.A menção mais antiga e famosa ao parmesão vem da década de 1350 e nós devemos à mão de um produto típico do dinamismo das cidades medievais italianas; Giovanni Boccacio, filho de um banqueiro florentino. Em sua grande coleção de contos, "O Decamerão",Boccacio conta como um pintor de olhos arregalados é enganado por histórias de uma terra de fartura, onde:
            
            "Há uma montanha feita inteiramente de parmesão radado. De pé, sobre ela, há pessoas que não fazem nada além de produzir macheroni e ravioli,cozinhá-los em caldo de galinha e então jogá-los pelas encostas. Quanto você mais pega, mais ganha.(...)"
              Trecho extraído do livro Delizia!
-A História dos Iralianos e sua comida- de John Dickie


                
                                      
            

Marcadores: ,