segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Mestres do Barroco- II- Bernini

                                     Mestres do Barroco 
                                                 II
                                           Bernini 
                                                                       
                                                                        

                                                                     
        Gianlorenzo Bernini (1598-1610) foi mais do que um escultor do período barroco. Foi arquiteto, pintor, compositor, teatrólogo, cenógrafo de teatro. Quando não estava esculpindo em mármore ou argila, poderia estar escrevendo uma ópera. Mais do que qualquer outro artista deixou sua marca em Roma com suas fontes, sua arte religiosa e seu projeto da da Praça e da Basílica de São Pedro.                                                                   
                                                                               


                                                        
 Bernini passou a maior parte da sua vida  trabalhando no projeto da Basílica de São Pedro. O ponto focal do interior é o altar com o paço ( que é também conhecido como baldaquino ou dossel, sua obra também, em bronze, sob o domo central, marcando o local do túmulo de São Pedro (na imagem abaixo). Esse impressionante monumento é mais alto do que um edifício de dez andares. composto de quatro enormes colunas que se lançam para o alto como enormes saca- rolhas . O conjunto, que inclui quatro colossais anjos de bronze nos quatro cantos do pálio é a essência do barroco.

                                                                           
     
       "O Êxtase de Santa Tereza" talvez seja a obra-prima de Bernini na escultura, marcando o auge do estilo barroco.Ele chegou a esculpir uma capela como cenário para expô-la.
Enquanto viviu, Santa tereza tinha visões e ouvia vozes, acreditando que havia sido trespassada pelo dardo de um anjo,que lhe infundiu o amor divino.Ela descrivia essa experiência mística em termos que beiravam o erótico;" A dor foi tão grandeque gritei, mas ao mesmo tempo senti uma uma doçura infinita que desejei que a dor durasse para sempre."      
          A escultura de Bernini representa a santa desfalecida numa nuvem, expressando na face, uma mistura de êxtase e exaustão.Todo o altar palpita de emoção, drama e paixão.

                                                                       
     
          Outra obra-prima de Bernini se encontra na Galleria Borghese em Roma .É baseada na mitologia grega e se chama "O rapto de Proserpina". O rapto de Proserpina, ou Perséfone por Plutão ou Hades,
trata-se do mito da filha de Deméter que encantou o deus por sua beleza e é por ele levada para as profundezas da terra, deixando sua mãe desesperada. Por causa disso, Deméter, devasta as plantações da Terra, causando fome e morte, até ter sua filha de volta. Só com a inteferência de Zeus ela volta para sua mãe. Esse fato, explica as estações do ano, pois durante o tempo em que ficou no Hades, ela se vê obrigada a se casar com Plutão. Quando a questão é resolvida,ela fica obrigada a passar metade do ano com ele, outono e inverno e a outra metade com sua mãe, primavera e verão.
                                                                         
                                              foto Karla Julia

A Fontana dei Quattro Fiumi,que se enconta no centro da Piazza Navona, é uma obra esplendorosa de Bernini, com figuras sentadas em rochas abaixo do obelisco represntando os quatro grandes rios do mundo naquele tempo: Nilo, Prata, Ganges e Danúbio.
                                                               

                   
                                        Karla Julia



Marcadores: ,