DICA DE FILME E DE LIVRO: " A ELELÂNCIA DO OURIÇO"
de Muriel Barbery
Um livro que nos fala de pessoas cuja sensibilidade e erudição estão além das afetações do dia-a-dia. Um livro que se passa no número 7 da Rue de Grenelle: o endereço é chique, e os moradores são gente rica e tradicional. Ma cuja "concierge" (Renée)que lá trabalhava há 37 anos e poucos a conheciam, dá o tom da história. Ela é o verdadeiro "ouriço" ( baixota , muito acima do peso e ranzinza .
Na verdade, uma observadora refinada, ora terna, ora ácida, e um personagem complexo, que apaga as pegadas para que ninguém adivinhe o que guarda na toca: um amor extremado às letras e às artes,em contrapardida ao esnobismo que marca o perfil dos seus muitos patrões.Há também Paloma. cujo pai é um figurão da política, mãe uma dondoca , a irmã mais velha jura que é filósofa.
Mas Paloma conhece bem demais o verso e o reverso da vida familiar para engolir a história oficial.
Tanto que se impõe um desafio terrível: ou descobre algum sentido para a vida, ou comete suicídio (seguido de incêndio) no seu aniversário de treze anos.
Renée e Paloma, duass filósofas por excelência, se tornam amigas quando chega de mudança Kakuro Ozu, senhor japonês com nome de cineasta que, sem alarde, saberá salvá-las tanto da mediocridade geral .
Fenomenal!Leiam o livro, assistam ao filme!
Karla Julia
Marcadores: Artigos, Cinema, Literatura
<< Página inicial