segunda-feira, 13 de agosto de 2018

DICA DE LIVRO

"A doce vida na Umbria"  
de Marlena de Blasi

Marlena de Blasi, autora de " Mil dias em Veneza", "Um certo verão na Toscana" , " Amandine", " Antônia e suas filhas", nos convida mais uma vez a conhecer mais uma região da Itália, dessa vez a Úmbria. 
Por meio de suas histórias, algumas autobiográficas outras, das pessoas com quem conviveu, mergulhamos de cabeça na cultura da região a que pertence a trama de cada livro seu.  

Chegamos a sentir o aroma das pancettas, o perfume das lentilhas de Castelluccio e o cheiro das ervas aromáticas colhidas nos bosques do "Bel Paese".

Gosto de livros assim: uma boa história entremeada com os costumes e perfumes como pano de fundo para ainda me fazer crer na beleza nesse mundo.
    

"(...)Agora, todas as cozinheiras vão para a piazza, esfregando as mãos nos aventais, fechando os casacos, se embrulhando mais nos xales, juntando-se à centena de pessoas que anda de um lado para outro,trocando
cumprimentos e expectativas. Os poucos, como nós, que vieram de povoados vizinhos, tanto da Úmbria quanto da Toscana, são recebidos com prazer, levados para lá e para cá pela piazza para conhecer os outros. O ar está carregado. Está quase na hora. Há suspense até mesmo na luz, como se uma peça antiga de cetim tivesse sido esticada demais pelo céu e o sol poente penetrasse pelas partes esgarçadas, derramando um grande e cálido esplendor sobre a festividade, paralisando-a por um momento e sem dúvida captando-a para a eternidade, como o disparo de uma câmera antiga ou os traços de um pincel mergulhado em tinta dourada. A multidão parece formada por crianças ansiosas para que as portas se abram e a festa comece. Uma igreja cheia de gente aguardando a noiva. Esperam pelo santo e pelo fogo que vai honrá-lo. Mas agora, sem o sol, faz mais frio e a espera começa a parecer longa demais.(...)."
Marlena de Blasi

   Karla Julia


Marcadores: , , ,