sexta-feira, 16 de novembro de 2018

EXPOSIÇÃO

            INVISÍVEIS
       -Foto-instalação-
      de Fernando Braune

Caminhando pelas ruas, o olhar sensível do fotógrafo Fernando Braune captou a invisibilidade dos garis. As pessoas passavam por eles e não os cumprimentavam. Dessa observação surgiu
um trabalho artístico que reúne poesia, fotografia e instalações onde o tema é a invisibilidade desses profissionais no caos urbano.




 “A minha questão é a relação humana. Todo este projeto tem como suporte a questão da relação entre as pessoas, mais especificamente, a relação entre pessoas nos centros urbanos, que, a meu ver, não de hoje, vem se deteriorando passo a passo”, se posiciona o fotografo.

                   






“Parto da constatação da fragilidade de relacionamento das pessoas que habitam os espaços urbanos com os garis, ou seja, os lixeiros, para refletir sobre as relações humanas nos espaços urbanos de forma geral. Os garis me apontaram uma brecha para uma reflexão sobre a condição humana contemporânea nos grandes centros. Essa invisibilidade dos garis confundidos, misturados, com o lixo urbano foi o que me levou à reflexão sobre as relações humanas. Talvez essa nossa reticência, essa nossa dificuldade em lidar com o lixeiro, o gari, tenha a ver com a dificuldade, na realidade, de lidarmos com a nossa própria condição humana, do lixo metafórico”, diz Fernando Braune.

“A execução do projeto prima pela delicadeza da apresentação das fotografias que, aliada à iluminação difusa, mas com foco pontual nas obras, forma um contraponto à imagem do lixo, da sujeira e do descaso em relação aos garis.”, reflete Liane Varsano, (LV Comunicações).

Fernando Braune – Fotógrafo

Principais exposições - Parallax Art Fair, Londres; Agora Gallery, Nova Iorque; Galeria de Arte Colorida, Lisboa; Mestre em Arte Contemporânea, Florença; III Bienal Internacional de Fotografia da Catalunha, Barcelona; Galeria Monteoliveto, Nice; Feira de Arte de Nice Acrópole; Art 3F Mulhouse; AAF Milano 2015 - Milão; ARTE MONACO'15 - Mônaco; AAF ESTOCOLMO - ESTOCOLMO; Galeria PAKS, Carrousel du Louvre (Paris); Spazio Tadini (Milão); Galerie Etienne de Causans (Paris); Arte latino-americana - Milão; Duetto Arts - Nova Iorque; Centro Cultural do Tribunal Federal (Rio); Centro Cultural Energisa (N.F. - Rio); Galeria de Fotos da UFF (Niterói - R.J.); Museu de Ingá (Niterói); Museu Nacional de Belas Artes (Rio); Centro Cultural Justiça Federal (Rio).

               

 Prêmios Especiais:

 - "ARTE LATINO-AMERICANA" em Milão, Itália (junho de 2016).
 - “PRÊMIO NAPOLES PARA A ARTE CONTEMPORÂNEA” (2014).

  Representado na Europa por "GALERIA MONTEOLIVETO"
  Representado em Nova York por “DUETTO ARTS”

                     Autor dos Livros:

   - "O Surrealismo e a Estética Fotográfica";
   - "O Cinema e Linguagem Fotográfica";
   - "Temporalis".
   - "Querubins de Grota"
   - Trabalhos publicados em várias revistas internacionais e livros de arte, além de palestras em diversos centros Culturais

O trabalho de fina sensibilidade que ficou exposto de a 18 de novembro no Centro Cultural Correios, na cidade do rio de Janeiro, e que  estará a partir do dia 24 de novembro exposta na Usina Cultural, em Friburgo, cidade natal de Fernando Braune.
                                                           Karla Julia

Marcadores: ,