quinta-feira, 13 de junho de 2019

          Holyroodhouse                             
                       
                foto: Karla Julia

“Holyrood é um castelo com muitas memórias. Nele, guerras foram planejadas, bailes entraram noite adentro e assassinatos ocorreram em cada quarto.”                                                                                              Robert Louis Stevenson                                                                                           Edinburgh, Picturesque Notes, 1878
                     
                 foto: Karla Julia


- Abadia –
O Palácio de Holyroodhouse ergue-se em um cenário fantástico, aos pés da Royal Mile em Edimburgo, cercado por jardins murados e parques abertos.
As origens do Palácio remontam ao ano de 1128 quando da fundação de uma abadia Agostiniana por David I da Escócia (1124-1153) embaixo das encostas de Artur`s Seat, o antigo monte vulcânico. A lenda atribui sua fundação a uma visão do Rei David de um cervo com uma cruz entre seus chifres, semelhante às lendas de Saint Eustace e Saint

Hubert.
O nome Holyrood pode derivar de uma preciosa relíquia, supostamente um fragmento da Verdadeira Cruz, que teria sido trazido para a Escócia por sua mãe, Saint Margaret. Então, o rei dedicou sua nova fundação religiosa a The Holy Rood, (A Cruz Sagrada).
A primeira a Abadia era pequena, mas depois, em 1195, suas estruturas foram aumentadas.
Quando Edimburgo tornou-se a capital da Escócia os reis preferiram residir na abadia, cercados por belíssimos jardins e um enorme terrenos para caça.
Em 1250 a abadia foi completada e no séc. XV, dois andares de contrafortes foram adicionados como sustentação. Em 1547 a Abadia sofreu muitos danos com sucessivos ataques dos ingleses e apenas a nave é o que resta da abadia original.
Depois da Reforma suas construções monásticas foram abandonadas e ela passou por enormes prejuízos. A nave foi a única parte que permaneceu para uso e em 1633 sofreu renovações para a coroação do rei Charles I (1625-1649). Ela foi reaparelhada para o culto católico com Capela real durante o reinado de James VII.
Em 1758 lajes de pedra foram para fortalecerem o teto, mas o peso extra fez com que ele desabasse dez anos depois, deixando a Abadia em ruínas.

-Os ocupantes do Palácio de Holyroodhouse-
Foi James IV 1488-1513) quem decidiu converter os apartamentos reais da Abadia em um palácio. Mais construções ocorreram durante o reinado de Jaime V (1513-1542), pai de Mary Stuart. Quando Mary, viúva de François II, retorna da França a fim de suceder seu pai no trono da Escócia, ela vai viver em Hollywoodhouse, ocupando o segundo andar da Torre James V (erguida por seu pai). O filho de Mary Stuart, James VI, também lá viveu a partir de 1579.
Sob Charles I, como mencionado acima a Abadia e o Palácio foram reparados. Seu sucessor, Charles II, começou um programa de reconstrução do palácio, desta vez, com um projeto do arquiteto escocês Wiliam Bruce. O palácio como o vemos hoje é fruto da habilidade de Bruce.

Outros reis lá viveram. Outros, sempre lá estiveram por diversas vezes como a Rainha Victoria e a Rainha Elizabeth (que fez do palácio sua residência oficial quando na Escócia).

Os jardins do Palácio ficam floridos durante o verão. Talvez você encontre Mary Stuart procurando por Lord Darley por lá.

                       

                  Karla Julia

Marcadores: , ,