sexta-feira, 15 de maio de 2015

As mulheres e o Impressionismo

O Impressionismo revolucionou não só a pintura como também a maneira de viver a arte, pois pela primeira vez, mulheres pintoras puderam expor seu trabalho em exposições e participar de um movimento.

1-Berthe Morisot (1841-1895)   Em 1863 começou a pintar ao “ar livre”, em Pontoise. Conheceu Daubigny e Daumier. Esteve na Inglaterra e na Espanha. Depois, voltou a Paris, foi aluna de Manet e casou-se com seu irmão, Eugène. Participou da maioria das exposições impressionistas.
Sua tela"Le Berceau" ("O Berço") 1872, foi obra apresentada na primeira exposição impressionista. É de um colorido cheio de sutilezas e luminosidade.

                                            "Le Berceau"
                                                                  

Berthe Morisot


2-Marie Bracquemond (1840-1916)  casada com o pintor Felix Bracquemond, o que atrapalhou um pouco sua manifestação artística, pois não lhe agradava o Impressionismo, Outros dizem que talvez fosse porque ele tivesse inveja de sua capacidade e sucesso. Pintora das naturezas mortas, das paisagens  e das flores. Ela havia estudado pintura com Ingres(considerada sua melhor aluna), e participado das exposições dos impressionistas, conheceu Baudelaire e Manet. Mais adiante, recebeu forte influência de Gauguin.  Essa nova fase desagradou seu marido, que se recusava a comentar e a mostrar seu trabalho. Ela se afastou das mostras públicas e continuou a pintar trabalhos em particular. Em 1890, abandonou a pintura, devastada com as críticas que o marido lhe fazia. Pierre Bracquemond, seu filho e guardião de sua obra,, foi o organizador da última retrospectiva da grande artista.

                                      "Sur la Terrasse à Sèvres"
                                               Na Varanda em Sèvres"
      
 

                                   
                                        Marie Bracquemoond 

                                                                           
3-Mary Cassat , pintora americana, 22 maio 1844(em Allegheny City, na Pensilvania, foi para a França, onde foi amiga de Degas e, participou em várias exposições com pintores impressionistas. A figura humana e os gestos da vida quotidiana constituem os objetos de sua predileção.


                                        "La Jeune Fille au Jardin"
                                                " A Jovem no Jardim"



                                                  Mary Cassat  
  
Karla Julia

Marcadores: ,