segunda-feira, 15 de junho de 2015

Starry Night e uma navalhada

Aí estão: Van Gogh, num autoretrato e uma tela de Gauguin. Duas de suas obras lado a lado assim como os dois amigos ficaram naqueles tempos em Arles, dividindo o mesmo quarto.
Vocês irão me perguntar: Por que os  juntos? Bem, porque  eram amigos, assim como Toulouse Lautrec . Só que Lautrec recusou o convite de Van Gogh de morar com  ele em Arles, conhecendo o temperamento do amigo. Mas Gauguin aceitou, apos muita insistência.Mas acontece que nao aguentou a dificil convivência com Vincebt e parece que numa noitada de muito absinto , Van Gogh cortou sua orelha. 
Era comum, nas touradas,  quando o toureiro se saia bem, cortar uma orelha, do touro, já derrotado e jogava para o público. 
Vincent sabia que Gauguin já não queria mais ficar em Arles.  S vez cada Seu temperamento difícil , o absinto e fato de a cada dia tornar-se mais dependente do amigo .E a partida anunciada de Gauguin contribuiu para agravar seu estado deoressivo. essa Talvez a conversa (ou discussao) dessa noite tenha sido a gota d'água. 
O touro  foi abatido!

artigo e fotos: Karla Julia


Marcadores: , ,