Mais Medalhas para o Uruguai
MEDALHAS PARA O URUGUAI – 2015
Transcorrido apenas o primeiro semestre, os vinhos finos uruguaios já receberam quinze medalhas internacionais em 2015. Depois das 41 outorgadas em 2014, no que vai deste ano já foram seis de Ouro e nove de Prata, repartidas entre dois eventos consagrados, em Paris (Vinalies Internationales) e Madri (Bacchus). Em ambas as edições, o país sul-americano teve uma participação destacada pelos prêmios concedidos, tanto aos já clássicos vinhos Tannat, sua cepa identidade, assim como a outras variedades que alcançaram também pontuações de excelência.
Esse reconhecimento internacional reitera a importância da produção vinícola do Uruguai, em latitudes semelhantes às da Argentina, Chile, África do Sul e Austrália, que permitiu ao pequeno país receber vários galardões no decorrer da última década. Consagra também essa combinação de inovação, tenacidade, qualidade e tecnologia, que desde a década de 1970 impulsiona as pouquíssimas e heroicas bogedas uruguaias, muitas delas até hoje mantidas como pequenos empreendimentos familiares, todas insistindo em provar, com sucesso, que não só de Tannat vive o Uruguai. Com base nisso, nos últimos cinco anos, só para o Reino Unido as exportações de vinho cresceram 300 %.
Com referência aos eventos citados, particularmente o da França, que contou com o patrocínio de l'Organisation Internationale de la Vigne et du Vin (OIV), se cataram 3575 tipos de vinhos, sendo que 44% de origem francesa e 56% de outros 40 países. Participaram 150 enólogos e degustadores, 70 da Francia e 80 procedentes de 32 países. Foram premiados 29.4% dos exemplares apresentados no evento, ficando o Uruguai no terceiro lugar em relação aos prêmios recebidos.
Estes foram os felizardos, já considerados como referência para os aficionados do mundo inteiro:
OURO
Don Jacinto Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2011 - Rosés Hnos;
Bouza Tannat B6 Parcela Única 2013 - Bouza Boutique de Vinos;
Bouza Tannat A6 Parcela Única 2012 - Bouza Boutique de Vinos;
B&B Tannat Crianza 2012 - Bertolini & Broglio;
B&B Exotic Tannat Ultra Premium 2014 - Bertolini & Broglio.
PRATA
Garzón Sauvignon Blanc 2014 - Garzón;
Garzón Varietal Tannat 2012 - Garzón;
Garzón Varietal Tannat 2013 - Garzón;
Artesana Tannat Merlot 2012 - Artesana;
H. Stagnari Tannat Viejo 2012 - Vinos Finos H. Stagnari.
Silvio Assumpção
Marcadores: Adega, Artigos, Silvio Assumpção
<< Página inicial