domingo, 23 de agosto de 2015

Turismo de Experiências no Uruguai

Todos os aficionados e interessados em temas gastronômicos conhecem ou pelo menos já ouviram falar das tradicionais rotas turísticas argentinas, de Mendonza,  San Juan, Catamarca, La Rioja, Río Negro e Neuquen, assim como dos similares roteiros chilenos associados aos grandes Valles, como o Elqui, Linarí, Choapa, Aconchaga, Casablanca, San Antonio/Leyda, Maipo, Colchaga, Cachapoal, Curicó, Maule, Itata, Bío-Bío e Malleco.

O Uruguai também se inclui nesse já consagrado itinerário sub-regional de turismo no Cone Sul, através do projeto Los Caminos del Vino, que reúne bodegas de excelência nos departamentos de Montevideo, Canelones e Maldonado, além de San José, Colonia, Soriano, Río Negro, Artigas, Salto, Paysandú, Rivera, Tacuarembó, Durazno, Florida e Lavalleja.

Com opções de lazer cada vez mais diversificadas, merece igualmente destaque no Uruguai o projeto Experiencias Garzón, pelo qual os turistas locais ou estrangeiros têm acesso a um cardápio inovador oferecido pela empresa Colinas de Garzòn, com experiências turísticas  que giram em torno de sua Planta Boutique de Elaboratíon de Azeite de Oliva Extra Virgem, localizada a poucos quilômetros da costa uruguaia, onde os visitantes, além das tradicionais degustações e almoços temáticos com vinhos nobres regionais, são surpreendidos com viagens de balão e outras iniciativas personalizadas.
http://www.colinasdegarzon.com/es/ExperienciasGarzon.pdf

Precisamente ao encontro do sucesso dessas propostas já atrativas é que se lançou esta semana na Banda Oriental uma nova iniciativa que promete atrair ainda mais gente para as terras austrais do Continente.
                                       
                                       

Localizado nos arredores de Punta del Leste (30km), trata-se da assim chamada  Ruta Gourmet de la Sierra de los Caracoles, projeto campestre destinado ao “turismo de experiências” sob a condução personalizada dos pequenos produtores daquela região balneária, vinculados à criação de ovelhas, gansos e patos (com fois gras e patês à disposição), bem como à elaboração artesanal de queijos, azeites e outras delícias de extrema qualidade e pura autenticidade, sob o conceito de “produtos de autor”.  Visa-se, portanto, ao estabelecimento de uma aposta alternativa de turismo, possível de ser usufruída em diferentes épocas do ano e extremamente propícia à participação ativa dos futuros visitantes, que terão a oportunidade de assimilar as vivências e formar parte do próprio cotidiano do lugar.

O roteiro começará a funcionar em setembro de 2015, como investida pioneira já para o próximo verão. Entre março e abril de cada ano a agenda se destinará ao desfrute das vindimas e, entre maio e junho, â colheita dos olivais seguida das podas, em conjugação com as atividades próprias dos pequenos produtores locais. A ideia é que os turistas realizem visitas de um ou mais dias, a fim de percorrer pelo menos três empreendimentos, através de um circuito flexível que muda de acordo com a época do ano.

A Rota Gourmet pretende, assim, oferecer uma nova marca, um novo estilo de visitação participativa, em contexto cultural e histórico que terá como eixos os segredos da Serra dos Caracóis, com suas taperas e moinhos de trigo originais (antes movidos pelo riacho Maldonado), ressaltando o valor paisagístico daquele microterritório a 150 km de Montevidéu. Um verdadeiro ‘terroir’ com sua combinação de solo, topografia e clima, a determinar um estilo exclusivo de produção gastronômica. Associadas ao projeto já estão várias empresas de destaque no cenário local, como Finca Babieca, Alto la Ballena, Los Gallos, Nono Antonio e Las Terrazas.

Além de conhecer de perto o funcionamento da região por meio de seus verdadeiros protagonistas, seus habitantes e pequenos produtores, os visitantes poderão degustar sem parcimônia as iguarias locais em almoços ao ar livre com base na Culinária Mendiko (Montanha, no dialeto basco, em homenagem aos primeiros imigrantes que lá se estabeleceram, vindos de Navarra para se dedicar à criação de ovelhas).

Em sintonia com as novas tendências do setor, portanto, o Uruguai inova e ultrapassa os formatos tradicionais de opções turísticas, que pretende transformar em experiências únicas e genuínas. É possível que o périplo se desenvolva sem demasiado conforto, mas pelo menos com a segurança de autenticidade.                                                                                                                                 

Silvio Rhomedes

Marcadores: , ,