Turismo de Experiências no Uruguai
Todos
os aficionados e interessados em temas gastronômicos conhecem ou pelo menos já
ouviram falar das tradicionais rotas turísticas argentinas, de Mendonza, San Juan, Catamarca, La Rioja, Río Negro e
Neuquen, assim como dos similares roteiros chilenos associados aos grandes
Valles, como o Elqui, Linarí, Choapa, Aconchaga, Casablanca, San Antonio/Leyda,
Maipo, Colchaga, Cachapoal, Curicó, Maule, Itata, Bío-Bío e Malleco.
O Uruguai
também se inclui nesse já consagrado itinerário sub-regional de turismo no Cone
Sul, através do projeto Los Caminos del Vino, que reúne bodegas de excelência
nos departamentos de Montevideo, Canelones e Maldonado, além de San José,
Colonia, Soriano, Río Negro, Artigas, Salto, Paysandú, Rivera, Tacuarembó,
Durazno, Florida e Lavalleja.
Com
opções de lazer cada vez mais diversificadas, merece igualmente destaque no
Uruguai o projeto Experiencias Garzón, pelo qual os turistas locais ou
estrangeiros têm acesso a um cardápio inovador oferecido pela empresa Colinas de Garzòn, com experiências turísticas que giram em torno de sua Planta Boutique de Elaboratíon de Azeite de Oliva Extra Virgem, localizada a poucos quilômetros da costa uruguaia, onde os visitantes, além das tradicionais degustações e almoços temáticos com vinhos nobres regionais, são surpreendidos com viagens de balão e outras iniciativas personalizadas.
http://www.colinasdegarzon.com/es/ExperienciasGarzon.pdf
http://www.colinasdegarzon.com/es/ExperienciasGarzon.pdf
Precisamente
ao encontro do sucesso dessas propostas já atrativas é que se lançou esta
semana na Banda Oriental uma nova iniciativa que promete
atrair ainda mais gente para as terras austrais do Continente.
Localizado
nos arredores de Punta del Leste (30km), trata-se da assim chamada Ruta Gourmet de la Sierra de los Caracoles, projeto
campestre destinado ao “turismo de experiências” sob a condução personalizada
dos pequenos produtores daquela região balneária, vinculados à criação de
ovelhas, gansos e patos (com fois gras e patês à disposição), bem como à elaboração
artesanal de queijos, azeites e outras delícias de extrema qualidade e pura autenticidade,
sob o conceito de “produtos de autor”. Visa-se, portanto, ao estabelecimento de uma
aposta alternativa de turismo, possível de ser usufruída em diferentes épocas
do ano e extremamente propícia à participação ativa dos futuros visitantes, que
terão a oportunidade de assimilar as vivências e formar parte do próprio cotidiano
do lugar.
O
roteiro começará a funcionar em setembro de 2015, como investida pioneira já
para o próximo verão. Entre março e abril de cada ano a agenda se destinará ao
desfrute das vindimas e, entre maio e junho, â colheita dos olivais seguida das
podas, em conjugação com as atividades próprias dos pequenos produtores locais.
A ideia é que os turistas realizem visitas de um ou mais dias, a fim de
percorrer pelo menos três empreendimentos, através de um circuito flexível que
muda de acordo com a época do ano.
A Rota
Gourmet pretende, assim, oferecer uma nova marca, um novo estilo de visitação
participativa, em contexto cultural e histórico que terá como eixos os segredos
da Serra dos Caracóis, com suas taperas e moinhos de trigo originais (antes
movidos pelo riacho Maldonado), ressaltando o valor paisagístico daquele
microterritório a 150 km de Montevidéu. Um verdadeiro ‘terroir’ com sua
combinação de solo, topografia e clima, a determinar um estilo exclusivo de
produção gastronômica. Associadas ao projeto já estão várias empresas de
destaque no cenário local, como Finca Babieca, Alto la Ballena, Los Gallos,
Nono Antonio e Las Terrazas.
Além
de conhecer de perto o funcionamento da região por meio de seus verdadeiros
protagonistas, seus habitantes e pequenos produtores, os visitantes poderão
degustar sem parcimônia as iguarias locais em almoços ao ar livre com base na
Culinária Mendiko (Montanha, no dialeto basco, em homenagem aos primeiros
imigrantes que lá se estabeleceram, vindos de Navarra para se dedicar à criação
de ovelhas).
Em
sintonia com as novas tendências do setor, portanto, o Uruguai inova e
ultrapassa os formatos tradicionais de opções turísticas, que pretende
transformar em experiências únicas e genuínas. É possível que o périplo se
desenvolva sem demasiado conforto, mas pelo menos com a segurança de
autenticidade.
Silvio Rhomedes
Marcadores: Artigos, Gastronomia, Silvio Assumpção
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