quarta-feira, 1 de julho de 2015

CAVIAR URUGUAIO


A tradicional produção de caviar está invariavelmente associada à Rússia. A iguaria é proveniente de um peixe, de excelente carne com textura única e gosto singular, o esturjão, um dos únicos remanescentes do Jurássico, assim como o tubarão azul e a iguana. O vertebrado aquático é considerado “o rei dos peixes e o peixe dos reis”, por sua utilização e consumo quase exclusivos da realeza e das classes abastadas, ao longo da história. A Rússia produz quase 90% ...do caviar mundial, tecnicamente, as ovas de esturjão não fertilizadas, salgadas e sem qualquer outro tipo de aditivo, corante ou conservante.
No bojo dos 10% restantes está, pasmem todos, o Uruguai. Só me inteirei disso ao saber que, entre os cinco produtos gourmet produzidos e apresentados pelos uruguaios na recente Fancy Food de Nova York, em 2015, com a participação de mais de 80 países, estavam a carne, o vinho, o azeite de oliva, os lácteos e o caviar.
Com condições ambientais consideradas perfeitas, a produção uruguaia da cobiçada iguaria é realizada por mais de uma empresa. Entre outros de igual excelência, destaco o ‘Black River’, procedente do empreendimento ‘Esturiones del Río Negro’. No curso do rio homônimo, um dos mais importantes do Uruguai, estão as primeiras e únicas granjas fluviais especializadas do Hemisfério Sul, dedicadas ao cultivo do esturjão e à produção do legítimo Caviar Oscetra Malossol.
A capacidade de produção anual não supera as 10 toneladas de caviar e as 700 toneladas de esturjão, mas com grandes expectativas de incremento em grande escala. Os principais destinos são a União Europeia e os Estados Unidos. O preço local da iguaria é salgado. A embalagem com 100 gramas pode ser comprada em Montevidéu pelo equivalente a 450 reais

                                                     
                                                        Silvio Assumpção

Marcadores: ,