sexta-feira, 27 de julho de 2018

             "O INSULTO"
                  Le Brio

                     
               
        O que, no início do filme se apresenta como uma cena de preconceito e racismo provocado por um professor da Universidade de Direito de Paris contra uma estudante árabe, se transforma em um desafio em obter a classificação em um concurso de retórica.
   
A  instigante trama do diretor Yvan Attal (um israelense, radicado na França e descendente de marroquinos) que no próprio prólogo do filme já diz a que veio ao nos mostrar pequenas falas de Serge Gainsbourg, Lévi-Strauss e Jacques Brel (cujos pensamentos liberais marcaram a época em que viveram).
     Ao ser censurado pela direção da Universidade, o professor Pierre Mazard (o ator Daniel Auteuil), é colocado como mentor da aluna marroquina Neilah Salah (Camelia Jordana), no prestigiado concurso de Retórica frequentado pela elite francesa.
     A partir das vivências  totalmente antagônicas ele, defensor do purismo intelectual francês, convive com a cultura de subúrbio dos imigrantes que tanto desprezava.

Dos desafios impostos nasce uma relação que marca a ambos os protagonistas.

Um filme imprescindível nos tempos onde a intolerância por vezes dirige os homens.

                 Karla Julia

Marcadores: ,

quarta-feira, 25 de julho de 2018

DEGAS, o gênio misógino.


O grande gênio impressionista Degas (filho de um banqueiro, de temperamento difícil, arrogante e misógino (tanto que disse certa vez, que preferiria ter cem ovelhas a ter uma mulher com opinião).

Não somente pintou bailarinas, mas também cavalos em movimentos. E para tanto, ele fez uso da recém inventada técnica de fot

ografia do inglês Edward Muybridge, cuja câmeras dispostas uma do lado da outra, captavam os cavalos passando em seu galope veloz. Daí a sensação  de ação e movimento.                                                                 

            tela:" Chevaux
            de Courses à
            Longchamps"

Degas comparecia a todas as apresentações de balet no Palais Garnier (Opéra Garnier).
Mas o interessante em suas obras, é que ele não pintava as " primas ballerinas",
mas sim as chamadas " ratas" do ballet, ou seja, as coadjuvantes.

      fotos
       
           tela:"Danseuses                     Bleues"
            Musée d' Orsay,
              Paris
           foto: Karla Julia

           
          tela:" La leçon de
         Danse"
          Musée d'Orsay
           foto: Karla Julia
           
         
             Karla Julia

Marcadores: , ,

sexta-feira, 20 de julho de 2018

     
BRAMASOLE
Cortona -Toscana- Itália   
               
   

             CASA DA AUTORA FRANCES MEYES


autora dos livros "Sob o Sol da Toscana" , " Bella Toscana" "Todos os dias na Toscana" e outros.
O filme "Sob o Sol da Toscana" foi baseado no livro homônimo da autora, quando decidiu se mudar para Bramasole, em 1990.
Mayes fala de sua casa, Bramasole, na Toscana, de modo apaixonante.  Alguns fatos que ela viveu por lá são passados no filme.
                 Livros que li e recomendo da autora.
                   


   

          Karla Julia

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 19 de julho de 2018

DICA DE SERIADO

             
                 MEDICI         

           

              MEDICI
     Masters of Florence

Comecei a me interessar pela história dos Medici quando li sobre a vida de Leonor de Medici. Desde então comecei a estudar italiano, marquei uma viagem a Florença e pesquisei a fundo a História dessa família e do Renascimento.
A familia Medici,
Florença e o Renascimento estão profundamente ligados.
Agora temos finalmente uma série digna da importância e da influência que essa familia exerceu em Florenca durante anos e consequentemente no mundo inteiro.
Ela começa com Giovanni Medici (Dustin Hoffman) e seu filho Cosimo ( Richard Maiden), procurando alguém para resolver o problema da Cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore(Duomo).

Visitar Florença sem conhecer a história dessa família é como ir ao ensaio da Mangueira sem jamais ter ouvido  falar de Jamelão. Você aproveita, é claro, mas é como olhar para alguém sem ver a menina dos seus olhos, sem ler sua alma.

Gosto de conhecer os lugares sabendo de sua história antes e essa série é bastante elucidativa quanto aos fatos que se passaram naquela época .

Uma família com sede de poder e que patrocinou inúmeros artistas responsaveis pelo Renascimento como Fra Angelico, Fra Filippo Lippi, Donatello, Michelangelo, Leonardo da Vinci, Botticelli e tantos mestres que revolucionaram a arte da época.
Imperdível.

            Karla Julia

Marcadores: , ,